quinta-feira, 12 de março de 2015

A água da UME Ulysses, na Vila Natal, está contaminada?

Posts recentes nas redes sociais relataram que a caixa d'água existente na UME Ulysses Guimarães, na Vila Natal, poderia estar contaminada e que a Prefeitura nada fez quanto a isso. Afinal, isso é verdade?

A resposta é NÃO.



Durante o recesso escolar, todas as unidades municipais de ensino tiveram suas caixas d’água higienizadas e foram expedidos laudos de qualidade após o procedimento, assinadas por empresa independente, vencedora de licitação, responsável pelo serviço de manutenção desses equipamentos. Esse serviço é feito de forma constante, a cada seis meses.

A UME Ulysses Guimarães recebeu os serviços de limpeza no dia 23 de janeiro. No dia 9 de fevereiro, a direção da escola solicitou à Prefeitura que fosse realizada uma nova limpeza, mesmo que o laudo comprovasse que a água estava potável.

Atendendo ao pedido, foi realizado novo serviço no período de Carnaval (dia 14/02), trocando toda a água do recipiente e coletando amostras para expedição de laudos antes e depois do processo de limpeza. Ambos apresentaram resultados negativos para a presença de coliformes totais e de Escherichia coli, micro-organismo que pode provocar doenças do aparelho digestivo. Clique aqui para ler o laudo emitido pela empresa, com amostras antes e depois da limpeza. 

Para acabar com qualquer dúvida, a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde coletou uma nova amostra da água e a enviou ao Instituto Adolfo Lutz, para que seja feita uma análise extra, a fim de que seja expedido um novo laudo de qualidade. A Cetesb também foi ao local para analisar a qualidade da água. 

Dados preliminares, tanto do Adolfo Lutz quanto da Cetesb, confirmam os dados da Prefeitura, de que não há qualquer contaminação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário