quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Ensino Integral: a verdade sobre o novo projeto da Prefeitura


A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) vai implantar um novo modelo de educação integral em 2016. Intitulado Projeto Crescer Mais, o programa vai atender a um total de 1.946 alunos da creche até o 5º ano do Ensino Fundamental em período integral nas unidades municipais.

Com a mudança, será possível garantir a abertura de 1.149 novas vagas em creches para alunos de zero a três anos. No entanto, boatos e informações falsas têm circulado pela Cidade sobre o projeto, com o intuito de confundir pais, alunos e gestores educacionais.

Por isso, explicamos em detalhes a partir de agora a proposta da Prefeitura. Vale lembrar que a direção da Seduc está promovendo encontros e reuniões nas escolas para esclarecer toda a comunidade escolar sobre o assunto.

  • Mais atividades para os alunos

A reorganização na rede municipal irá criar sete escolas de ensino integral, onde os alunos, além das aulas, terão diversas atividades extracurriculares, de reforço escolar, práticas esportivas e culturais.

  • Projeto Crescer continua. Mais escolas serão integrais

Farão parte do Crescer Mais as UMEs Rio Grande do Sul, Estado do Amazonas, Estado do Ceará, Estado do Piauí, Lucy Montoro, Dilce Ferreira Campos e o CEU Marta Josete Ramos Impalea, além do Projeto Crescer, que será transformado em uma escola de 1º a 5º ano com atendimento de 225 crianças em período integral.

  • Crianças continuarão estudando perto de casa

Um dos benefícios dessa mudança é poder atender um número maior de alunos em tempo integral, dentro da própria escola. Isso vai evitar o transporte das crianças de unidade para outra, como vem acontecendo com os inscritos no contraturno. As creches da rede municipal localizadas na região central serão destinadas às crianças que necessitam permanecer nos dois períodos. Nos bairros, serão atendidas as crianças que estudam em período parcial e ainda estarão disponíveis vagas nas creches conveniadas.

  • Projeto é resultado de planejamento e diálogo

O novo modelo de educação integral está sendo organizado com a participação do Centro de Apoio Pedagógico e Formação Continuada (CAPFC), da Seduc. Os coordenadores estão organizando o tempo escolar de forma que no Projeto Crescer Mais os alunos tenham os mesmos conteúdos curriculares das escolas da rede municipal e ainda possam distribuir o tempo restante com atividades extracurriculares, utilizando não só os espaços da escola, como também os equipamentos da Secretaria Municipal de Esportes, entre outros locais da Cidade.

Resumo das principais mudanças:

  • Novo programa Crescer Mais irá atender 1.946 alunos, da creche até o 5º ano do Ensino Fundamental, em período integral;
  • O Crescer Mais funcionará em sete unidades de ensino: UMEs Rio Grande do Sul, Amazonas, Ceará, Piauí, Lucy Montoro, Dilce Ferreira Campos, CEU Marta Josete Ramos Impalea e Projeto Crescer;
  • Projeto Crescer será transformado em uma escola de 1º a 5º ano, com atendimento de 225 crianças em período integral;
  • Alunos de educação integral deixarão de ser transportados da escola para os locais de contraturno (atividades extracurriculares), garantindo segurança e conforto aos estudantes;
  • Reorganização das Creches Municipais ampliará em 1.149 o número de vagas para crianças de zero a três anos em período parcial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário